METODOLOGIA
Métodos, Técnicas e Ferramentas
Métodos, Técnicas e Ferramentas
Métodos - Qualitativo e Quantitativo
Os métodos qualitativo e quantitativo podem ser utilizados de maneira complementar para a realização de uma pesquisa e de forma alguma são excludentes entre si.
A pesquisa qualitativa é ideal quando não se conhece profundamente o público a ser pesquisado, quando o assunto é novo ou inexplorado. Pelo seu caráter exploratório, o método qualitativo testa diferentes argumentos, linguagens, formas de abordagem. Na pesquisa qualitativa se lida com o aspecto subjetivo, atingindo-se motivações não explícitas ou mesmo inconscientes. Nos relatórios qualitativos não há quantificação dos resultados.
A pesquisa quantitativa está baseada na padronização através de questionário estruturado, que juntamente com o número de entrevistas realizadas permite a projeção/generalização do resultado para o universo. Possibilita testar a relação entre variáveis e testar hipóteses de forma inequívoca, fornecendo resultados concretos e estatisticamente representativos do universo pesquisado.
Técnicas Qualitativas
Algumas técnicas que podem ser utilizadas em pesquisas qualitativas são entrevistas em profundidade, focus group e cliente oculto, enquanto as quantitativas podem ser realizadas por meio de técnicas face to face e Cati.
ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE
A entrevista em profundidade é uma técnica qualitativa que permite explorar um ou mais temas com bastante abrangência e profundidade, como o próprio nome já diz. Essa técnica utiliza um roteiro de entrevista pré-elaborado que é estruturado de forma aberta, podendo o entrevistador adaptá-lo no andamento da entrevista, de acordo com a sua experiência para perceber as necessidades emergidas no decorrer do diálogo estabelecido com o entrevistado. Por seu caráter exploratório esse tipo de entrevista se adapta a qualquer investigação, especialmente para temas mais sensíveis ou nos quais exista pouco conhecimento sobre os mesmos.
FOCUS GROUP
Focus group é uma técnica qualitativa que é útil para conhecer as opiniões, anseios, expectativas, comportamentos e experiências dos consumidores ou um determinado grupo de pessoas. Por meio do Focus Group pode-se investigar os mercados ou públicos-alvo e avaliar a reação deste a uma determinada situação específica. Pode ser útil para avaliar a opinião sobre lançamento de novos produtos, marca, imagem, definição/alteração da identidade corporativa, testes de conceito e campanhas, motivações de consumo, entre muitas outras atividades.
CLIENTE OCULTO (Mistery Shopper)
O cliente oculto é uma técnica que tem por objetivo avaliar a qualidade e desempenho do serviço prestado nos pontos de vendas. As pesquisas baseadas nesta técnica podem ser utilizadas em diversas situações, sendo muito efetivas quando a proposta é avaliar o serviço que está sendo prestado. O cliente oculto se faz passar por um cliente e avalia o atendimento recebido, além de outras questões como limpeza, disposição de produtos, oferecimento de novos produtos ou serviços, entre outros.
Técnicas Qualitativas
FACE A FACE
É uma técnica quantitativa realizada presencial. Tem diferentes aplicações e pode ser realizada em locais específicos (como um ambiente de trabalho), em pontos de fluxo ou em residências, com o objetivo de ouvir e captar a opinião de um número maior pré-definido de pessoas.
CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing)
Cati é uma técnica quantitativa que utiliza coleta de dados por meio de contato telefônico. Consiste em entrevistar, por esta via, uma amostra maior de pessoas, porém não de forma presencial.